Festival Somos Todos Um no Parque Municipal - Santa Tereza Tem
Logo

Festival Somos Todos Um no Parque Municipal

Festival Somos Todos Um no Parque Municipal exalta a coletividade

Evento traz shows, oficinas e espetáculo inédito com jovens artistas e grupos
convidados de BH e Contagem

O programa Somos Comunidade promove, no dia 12 de outubro, o festival Somos Todos Um, com atrações gratuitas para todas as idades no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. O evento é continuidade de um longo ciclo de atividades formativas e artísticas no Morro das Pedras, em Belo Horizonte, e no município de Contagem. Há mais de dez anos o Somos Comunidade estimula o empreendedorismo, a economia criativa e a transformação social em Minas Gerais. 

A programação envolve teatro, música, além de intervenções artísticas que colorem o Parque Municipal com artes circenses, brincadeiras, palhaçaria e ações sustentáveis. Para além de assistir a apresentações, o público é convidado a participar de oficinas e aulas públicas de dança. 

As atividades são protagonizadas por participantes do programa nas comunidades beneficiadas: alunos, artistas e agentes culturais. Parcerias com os eventos Savassi Festival e Verbo Gentileza e a participação de grupos artísticos como Casa do Beco, grupo Trama de Teatro, Estação Criativa, CircoLar e Sociedade do Riso garantem uma programação diversa. 

PALCO “SOMOS COMUNIDADE”

O grande destaque é a estreia do espetáculo “Somos Todos Um”, um amálgama de danças clássica, urbana e jazz, circo e percussão. No palco, estudantes e artistas talentosos da periferia de BH se unem a grupos convidados da capital e de Contagem: Agbara, Bloco Saúde, CircoLar, Coral Unimed-BH e Mira Grupo de Dança.

O espetáculo sintetiza, de alguma forma, um dos ideais mais fortes do programa “Somos Comunidade”: enxergar cada indivíduo como parte de um vasto ecossistema. As performances, que reúnem quase 300 artistas em 60 minutos – dirigidas por Lilian Nunes (direção artística) e Inês Amaral (direção cênica) – chamam a atenção para a interconexão humana com o mundo ao seu redor, convidando o público a nutrir um sentido de coletividade e cooperação.

A participação direta dos músicos da comunidade no programa, iniciada no documentário Não Há Sol a Sós (2021), sai da tela e ganha o palco pela primeira vez. O violonista Gilvan de Oliveira assina a direção musical e comanda o “molho” irresistível do Morro das Pedras com Dodó Silva na bateria, Hiago Guedes na percussão e Wender Santos no baixo. Aos baluartes do samba local, Seu Domingos, Raquel Seneias e Wagner Morrone, somam-se as vozes de quatro adolescentes moradores do morro: Bárbara Morrone, Pedro Henrique de Castro, Yasmim Camilly e Sophia Lopes. O time se completa com os convidados Adrianna Moreira e Maurício Tizumba, além dos músicos de base Cláudio Moraleida (guitarra) e Luadson Constâncio (teclados).

Outra novidade é o grupo experimental montado especialmente para o Somos Comunidade e que leva o nome do programa. Selecionados por meio de audição, 20 alunos de escolas públicas participaram de uma intensa maratona com aulas de Continuum, Jazz, Hip Hop, Street Dance, House e Clássico para ampliarem as possibilidades de inserção em montagens profissionais. Eles estreiam no espetáculo misturando técnicas e talentos e dividindo a coreografia com o Mira Grupo de Dança.

O Palco Somos Comunidade, comandado pelo divertido MC Palhaço Tijela, também recebe teatro com o grupo “Entre Elas Casa do Beco”, formado por mulheres de 40 e 82 anos, além de aulas públicas de dança com o Núcleo Artístico Dança a Dois e a Escola de Artes Instituto Unimed-BH. A partir de uma parceria com o Jazzinho, iniciativa do Savassi Festival, também tem atrações musicais para as crianças, com SamBaby, grupo liderado por Thiago Delegado, e Pé de Sonho, sensação no cenário musical infantil de Minas Gerais. 

Oficinas

Entre as alamedas do Parque Municipal, o público poderá participar de sete oficinas. O projeto Beleza Rara do Morro das Pedras promove de cabelo afro e maquiagem, enquanto o Grupo Trama, com cerca de 25 anos de história, oferece de Teatro. Arautos do Gueto, parte do Gerando Falcões e responsável pelo braço de percussão da Escola de Artes Instituto Unimed-BH, explora a confecção de tambores. Em parceria com o festival Verbo Gentileza, crianças poderão mergulhar na arte das mandalas e fazer um picnic nas cangas gigantes do gramado. Já a Estação Criativa explora atividades com suculentas e brinquedos voadores. 

O CircoLar invade o Parque com a oficina de barangandãs, os truques intrigantes e os malabarismos da arte circense, enquanto a Sociedade do Riso – grupo de voluntários que atua em hospitais, criado por Rodrigo Robleño, garante gargalhadas de crianças e adultos com muita palhaçaria. Convidando o ser brincante presente dentro de todos, o projeto também patrocinado pelo Instituto Unimed BH, Museu dos Brinquedos, marca presença com sua rua de lazer com oficinas e brincadeiras. O projeto Ocupa+, de Lagoa Santa, traz oficinas de ressignificação de objetos do dia a dia em brinquedos únicos. 

SERVIÇO 

Festival Somos Todos Um
Dia 12 de outubro 
Horário: 11h às 20h 

PROGRAMAÇÃO

Palco Gramado
MC Palhaço Tigela (Circus Zu)

11h – Dança Circular Entre Elas (Casa do Beco)
11h30 – Thiago Delegado SamBaby (parceria Jazzinho/ Savassi Jazz)
14h – Aula pública de dança de salão (Dança a Dois/ Núcleo Artístico)
15h – Aula pública de ballet clássico (Escola de Artes Instituto Unimed-BH)
17h – Musical Pé de Sonho (parceria Jazzinho/ Savassi Jazz)
18h30 – Espetáculo Somos Todos Um (Escola de Artes Instituto Unimed-BH)

Alameda Pau Rei (*) 

11h às 11:40 – Oficina de Mandalas (parceria Verbo Gentileza)
11h às 14h – Oficinas de Cabelo Afro e Maquiagem (Studio Beleza Real / Morro das Pedras)
11h às 18h – Intervenções de palhaços (Sociedade do Riso) e Intervenções de circo (CircoLar/Contagem)
11h às 18h30 – Oficinas de Suculentas e Brinquedos Voadores (Estação Criativa) 
11h às 18h30 – Rua do Brincar (Museu dos Brinquedos)
12h às 14h – Oficina Reciclar para Brincar (Ocupa+ / Lagoa Santa)
14h às 16h – Oficina de Confecção de Tambores (Arautos do Gueto/ Morro das Pedras) 
14h às 16h30 – Oficina de Teatro (Grupo Trama/ Contagem)
16h às 17h – Oficina de Barangandã (CircoLar/ Contagem)

Anúncios