Evento, no dia 9 de maio, apresenta criações de artistas que participaram de atividades formativas no espaço cultural a longo do segundo semestre do ano
Depois de um 2024 intenso de atividades, a Casa Circo Gamarra se prepara para o fim de ano de fechamentos, celebrações e compartilhamento. Em um evento aberto a toda comunidade, a Mostra Casa Circo Gamarra celebra o ritual do encontro entre estudantes, criadores e o público. É uma noite especial da casa circo, um evento cênico festivo, misturando a festa e a cena.
Durante 3 meses do segundo semestre de 2024, foram ministradas aulas de circo, dança e teatro, atividades regulares da Casa, que tem sede em Santa Tereza, na Vila Dias. Agora chegou a hora de mostrar o que as estudantes criaram com os professores João Santos, Letícia Oliveira e Rita Maia.
Foi o primeiro ano que as atividades regulares da casa tiveram financiamento público. Promover a arte de todas as áreas artísticas para a Casa Circo Gamarra foi uma das premissas de seu criador, o artista Diego Gamarra, para construir o espaço.
O projeto da casa é, além de promover eventos culturais com os companheiros artistas da cidade e de fora, ser um lugar de referência e suporte para viageiros e artistas de rua em trânsito por Belo Horizonte. Local de intensa programação cultural que envolve não só a comunidade da Vila Dias, mas também artistas estrangeiros que aportam em BH.
A construção da casa e grande parte das atividades foram feitas com recursos próprios. O artista abriu sua própria casa para um conceito de compartilhamento coletivo fomentador da arte e já deu à cidade muita contribuição nesse sentido. Se tornou um lugar de referência, mas que ainda não conseguiu dar um caráter de continuidade às propostas e eventos por falta de financiamento continuado.
Em junho de 2024, finalmente, Diego conta que “conseguimos nosso certificado como Ponto de Cultura. Estamos agora na abertura do diálogo que a Rede Cultura Viva pode nos proporcionar. Reconhecer e trocar com nossos pares em BH e no Brasil”.
Digo convida: “dia 09 de novembro, nesse espírito de celebração pela conquista do selo de Ponto de Cultura, venha comemorar com a gente, vem participar dessa festa animada pela DJ Rita Maia. A casa abre as portas às 19h e vamos ter uma apresentação que vai animar todas as pessoas, em uma comunhão para compartilhar arte e alegria, no endereço Rua Conselheiro Rocha, 1513, Vila Dias, BH. O acesso é gratuito para todas as pessoas interessadas em celebrar a arte e a cultura”.
Localizada no coração do bairro Santa Tereza, a Vila Dias é uma comunidade que abraça a arte e a cultura como formas de expressão e resistência. A Casa Circo Gamarra, idealizada pelo artista argentino Diego Gamarra, é um espaço multicultural que não só acolhe artistas de rua e estrangeiros, mas também promove a produção artística local, intercâmbios culturais e eventos de acesso gratuito para toda a comunidade.
Diego Gamarra, com sua vasta experiência de 27 anos no mundo cultural, é um palhaço renomado que encontrou em Belo Horizonte o lar para suas atividades artísticas. Sua visão de criar um espaço inclusivo e colaborativo resultou na Casa Circo Gamarra, que desde sua inauguração em 2017 tem sido um ponto de encontro para artistas e entusiastas das artes.
Rita Maia, reconhecida atriz, diretora e arte-educadora, é uma das forças criativas por trás da Casa Circo Gamarra, onde coordena o Núcleo Cênico desde 2023. Seu compromisso com a arte e a comunidade se reflete em projetos como “Livro: objeto de desejo”, que incentiva a leitura de autoras mulheres e amplia o acesso à cultura.
Ao longo de 2024, a Casa Circo Gamarra apresentou uma programação variada, com cabarés, cursos e residências, festival de cinema, entre outras atividades.
Este projeto foi fomentado pelo Programa Funarte de apoio a ações continuadas 2023 – Espaços artísticos
SERVIÇO:
Mostra Casa Circo Gamarra
DATA: 09/11/2024
HORA: 19H
ENDEREÇO: Rua Conselheiro Rocha, 1513. Vila Dias.
Entrada Gratuita
Acessível em Libras
Matéria relacionada
O circo em Santa Tereza